Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

SOBRE A PASJ

          Podemos afirmar que a concepção histórica da Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), começa antes mesmo da sua criação, quando em 1946, com o advento do Plano de Criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), definia-se que para atingir os objetivos complementares, o CTA deveria - formar uma vida comunitária no campus universitário, de grande comunicação entre alunos e professores, com um sistema de autogestão - pelos alunos - das atividades culturais, esportivas e sociais de seu próprio interesse.

 

          Em 1948, o programa de obras da Comissão de Organização do CTA (COCTA) foi iniciado. A Comissão orientou a maior parte de suas atividades à conclusão das edificações indispensáveis ao funcionamento do CTA.

          Posteriormente, diante da crescente necessidade em apoiar os familiares de militares e civis que estavam sendo movimentados para o CTA, o Ministério da Aeronáutica criou por meio da Portaria nº 220/GM4, de 06 de maio de 1954, a PASJ, embora efetivamente ativada pela Portaria nº 34/GM-3, de 02 de abril de 1975.

          Instalada já em sua sede atual, conhecida à época como DIP - Serviços Gerais, responsável até então, pela manutenção dos imóveis, passa, no ano de 1975, a executar de forma semi-autônoma a gestão de seus recursos. Nesta ocasião, aos vinte e cinco dias do mês de julho de 1975, é designado para o cargo de primeiro Prefeito de Aeronáutica o então Major Especialista em Suprimento Técnico Luiz de França Lima.

          Com a criação do Grupamento de Infraestrutura e Apoio de São José dos Campos (GIA-SJ) a PASJ passou a ser uma unidade subordinada a este, porém em 11 de novembro de 2009 foi publicada a Portaria nº 1.048/GC3, que restabeleceu a subordinação da PASJ ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

          Nestes 43 anos de ativos trabalhos administrativos, a PASJ contou com a gestão de 16 prefeitos, que ao longo deste período, através de administrações competentes e dinâmicas, acrescentaram realizações de vital importância à Unidade. Foram estas realizações que permitiram à Prefeitura atingir o nível de operacionalidade hoje existente, traduzido na administração de 909 Próprios Nacionais Residenciais (PNR), entre casas isoladas, casas conjugadas e blocos de apartamentos situados dentro da área do campus do atual DCTA.

 

          Os atuais PNR, que compõe o patrimônio de imóveis da PASJ, foram construídos em fases:

          - a primeira de 1947 a 1950, que abrange o conjunto de obras projetadas pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, no qual foram construídos os blocos H 10 B e H 10 E; H 17 B e H 17 C; H 18 A, H 18 B e H 18 C; H 19 A e H 19 B; H 20 A e H 20 B; H 21 A e H 22 A;

 

          - a segunda fase na década de 1970, caracterizada por projetos assinados por arquitetos da região dentre eles o Arquiteto Rosendo dos Santos Mourão, no qual foram construídos os blocos H 23 A; H 26 A; H 27 A, H 27 B, H 27 C, H 27 D e H 27 E; H 30 A, H 30 B, H 30 C e H 30 D; e H 32 A;

          - a terceira fase, com início em 1990, com projetos da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) e do GIA-SJ, no qual foram construídos os blocos H 11 A; H 9 A, H 9 B e H 9 C; H 12 A, H 12 B, H 12 C e H 12 D; e H 25 A, H 25 B, H 25 C e H 25 D; e

 

          Hoje a PASJ objetiva ser capaz de prover condições dignas e plenas de habitabilidade em toda área da Vila Residencial, cumprindo sua missão de executar as diversas atividades de administração e manutenção dos PNR a ela jurisdicionados, atendendo a demanda de militares designados a servirem nas 15 (quinze) Organizações Militares (OM), 01 (uma) Agência e 01 (uma) Assessoria sediadas na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

 

Órgão de Direção Setorial

Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

 

 OM subordinadas hierarquicamente ao DCTA e sediadas em São José dos Campos (SJC)

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);

Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE);

Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI);

Instituto de Estudos Avançados (IEAv);

Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP- SJ);

Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV);

Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ);

Grupamento de Acompanhamento e Controle do Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC); e

Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ).

 

OM subordinadas administrativamente ao DCTA e sediadas em SJC

Instituto de Aplicações Operacionais (IAOP), do COMPREP;

Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do DECEA;

Centro de Computação da Aeronáutica São José dos Campos (CCA-SJ), do COMGAP;

Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos (DTCEA-SJ), do DECEA; e

Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ).

 

Agência e Assessoria subordinadas administrativamente ao DCTA

Agência de Inteligência de São Paulo (AGINT-SP); e

Assessoria de Acompanhamento Logístico em São José dos Campos (AAL-COMGAP).

 

Inserida em toda esta demanda, a PASJ é responsável pela manutenção e conservação de uma área patrimonial de 1.036.729,30 m², constando de 38 blocos/conjuntos residenciais, uma infraestrutura com 20 km de vias internas, 114.380 m de área pavimentada, 15.176,85 m de tubulação de esgoto, 10.260,00 m de tubulação de abastecimento de água e 18.818,25 m de rede de água pluvial, além de cerca de 800.000 m² de áreas verdes e uma média anual de 3.300 moradores.

A promoção do desenvolvimento tecnológico aeroespacial de nossa nação está de certa forma ligada ao desempenho das atividades da PASJ, pois é nas suas instalações residenciais que os desenvolvedores de ciência, tecnologia e inovação, e seus familiares, serão devidamente apoiados para poderem exercer suas atividades com profissionalismo e harmonia.

Fim do conteúdo da página