Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Projeto Social Oficina de Brinquedos
Início do conteúdo da página

História

Com o apoio e uma proposta generosa de trabalho voluntário da Sra Francinne Gonzalez Teixeira da Silva, esposa do Terceiro Sargento Dawison Renato da Silva, residentes no Campus do CTA desde Maio de 2009, conjuntamente com a Comunicação Social da PASJ e ADCCTA, foi inaugurada, em 1º de Junho de 2017, a Oficina de Brinquedos.  

Tendo como preceito básico a coleta, restauração e doação de brinquedos não utilizados pelos filhos dos moradores do Campus, a Oficina de Brinquedos localiza-se em sala anexa à Prefeitura de Aeronáutica de São José dos Campos. Neste espaço, pertencente à Comunicação Social da PASJ, realiza-se a estocagem e triagem dos brinquedos, onde são separados de forma a facilitar o processo de higienização, manutenção e embalo, dividindo-os em categorias e faixas etárias para entrega.

A iniciativa tomou forma como todas as ações de generosidade e boa vontade começam pelo mundo, da maneira mais simples possível. A idealizadora da ação social foi a Sra Marly Ellen da Silva. Quando ela e seus familiares, todos integrantes da Pastoral de Saúde, perceberam a grande quantidade de crianças carentes em São José dos Campos e região, entenderam e tomaram para si que poderiam trazer um pouco mais de felicidade às suas vidas com uma doação de brinquedos em massa, dando início, em meados de 2008, às festas de Final de Ano. Ali eram distribuídas as doações, coletadas durante todo o ano, para as crianças carentes da região.

O envolvimento da Sra Francinne começou em 2014, onde incorporava a personagem da Mamãe Noel nas festas, trazendo o espírito de Natal às crianças. Entusiasmada, iniciou as arrecadações em sua própria casa, onde consertava os brinquedos e os entregava à Sra Marly. Infelizmente, devido o quadro de doença avançado que apresentava, a Sra Marly veio a falecer em 06 de Julho de 2017, o que poderia ter sido o fim da ação social. Sensibilizada com o pedido da colega antes de sua morte, de não deixar o projeto terminar, a Sra Francinne acreditou na idéia de uma Oficina de Brinquedos dentro do Campus do CTA. Com o devido apoio, inclusive dos moradores do Campus, a iniciativa ganhou forma, e as doações começaram a surgir das mais diversas formas, sendo recebidas em sua própria residência, nas caixas coletoras em frente à Oficina e em eventos realizados no âmbito do DCTA. Tal foi a expansão da iniciativa que, hoje, recebe também roupas, calçados, entre outras doações, sendo totalmente destinadas a instituições de caridade e comunidades carentes da região.

Atualmente, a Sra Francinne acredita que, com a expansão da iniciativa, o aumento do número de voluntários seria o ideal para o desenvolvimento do projeto, viabilizando assim a criação de oficinas de restauração e criação de brinquedos. E, com o apoio necessário e envolvimento cada vez mais participativo da comunidade ceteana, esta é uma iniciativa que ainda tem muito a contribuir e crescer.

 

*Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só!

Artigo In Memoriam da Sra Marly Ellen da Silva (09.01.1966/†06.07.2017).

 

Fim do conteúdo da página